associação

cuerama

A Associação Cuerama é uma pessoa coletiva de direito privado, sem fins lucrativos, que se rege sob o direito Português. Tem como objeto principal a promoção e apoio a iniciativas de Cooperação para o Desenvolvimento (CD) e Educação para o Desenvolvimento (ED), por forma a potenciar o “saber fazer” local, fomentando a proteção e salvaguarda dos Direitos Humanos de Pessoas e comunidades vulneráveis. Atua em Portugal e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). 

Criada em Janeiro de 2020, a Associação Cuerama desenvolve desde 2017 ações humanitárias e de angariação de bens em prol dos projectos desenvolvidos pela Fundação Cuerama.

 

A Associação Cuerama encontra-se reconhecida e registada como ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento) nos termos do art.º 8.º da Lei n.º 66/98, de 14 de Outubro desde 17 de  Junho de 2020 e é membro da Plataforma Portuguesa das ONGD desde Janeiro de 2021.

Órgãos Sociais da Associação Cuerama

2020 -2022

DIREÇÃO

Presidente - Maria Isabel Gil de Borja e Menezes Vieira da Cruz

Vice-Presidente - Maria Fernanda Belo Agostini Albuquerque Martins Passarinho

Secretário Geral - Maria Clara Malho dos Santos Pinto da Cruz

CONSELHO FISCAL 

Presidente - Susana Margarida Vitorino de Sousa

Vogal - Sara Roma Pereira Pais de Almeida

Vogal - Maria do Carmo de Castro Pinto de Sousa Coutinho

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

Presidente - Olga Maria Belo Agostini de Albuquerque

Secretário - Diogo Mafra Figueiredo Martins

Apoie-nos

Participe connosco na implementação desta missão. Apoie e junte-se a nós, no apoio à criação de estruturas básicas que permitam o desenvolvimento integral e a qualidade de vida de Pessoas e das comunidades em situação de pobreza. Existem três modalidades de participação:

doação.png

Doação

Faça uma Doação, ajude-nos a alimentar esperança, amor e fazer chegar os recursos necessários às comunidades mais pobres e mais isoladas, com o fim de promover os direitos humanos e o acesso à educação dos mais vulneráveis (ex: raparigas, idosos). 

IBAN: PT50 0036 0298 99100028893 60

​BIC/ SWIFT: MPIOPTPL

NIF: 515815373

Para efeitos de emissão de recibo, enviar comprovativo e nome, NIF e morada por email: associacao@cuerama.org

ATRAVÉS DE PESSOAS SINGULARES

DEDUÇÕES FISCAIS EM IRS

Os donativos recebidos têm um benefício fiscal dedutível a 130 % do seu quantitativo, à colecta de IRS para pessoas singulares.  A Lei está  identificada no artigo 63.º do Estatuto dos Benefícios Fiscais (n.º 1). Insere-se no âmbito dos donativos concedidos a igrejas, instituições religiosas, pessoas colectivas de fins não lucrativos pertencentes a confissões religiosas ou por elas instituídas.

 

O valor do benefício irá corresponder a 25% da doação, até ao limite de 15% da colecta de IRS (caso esteja ou não sujeito a alguma limitação).

 

Existem algumas regras importantes a ter em conta:

 

  • o benefício fiscal só poderá ser deduzido à colecta de IRS do ano em que for concedido;

 

  • só é válido para as pessoas singulares residentes em território nacional;

 

  • no caso do donativo ser concedido por uma pessoa que aufira rendimentos da Categoria B (rendimentos empresariais e profissionais) e tenha o seu rendimento determinado com recurso às regras da contabilidade organizada, não poderá deduzir à colecta de IRS o benefício fiscal (caso de tenha inscrito a concessão do donativo como custo, sob pena de duplicação do benefício).

ATRAVÉS DE EMPRESAS

DEDUÇÕES FISCAIS EM IRC

Os donativos recebidos têm um benefício fiscal  dedutível a 150% no IRC da empresa. A Lei está identificada no  artigo 62.º do Estatuto dos Benefícios Fiscais (n.º5), aprovado pelo Decreto-Lei N.º 215/89, de 1 de Julho.

 

Os donativos são levados a custos ou perdas do exercício, até ao limite de 8/1000 do volume de vendas ou de serviços prestados, em valor correspondente a 150% do respetivo total. Isto por serem destinados ao apoio, acolhimento, ajuda social e encaminhamento de crianças nascidas em situações de risco ou vítimas de abandono (nº5 do mesmo artigo acima identificado).

voluntário_2.png

Voluntariado

Seja voluntário.

O Voluntariado de competências é uma ferramenta eficaz. 

Participe connosco, de forma contínua ou pontual, no apoio à gestão ou no terreno e ajude-nos a alimentar esperança, amor e fazer chegar os recursos necessários às comunidades mais pobres e mais isoladas, com o fim de promover os direitos humanos e o acesso à educação dos mais vulneráveis (ex: raparigas, idosos). 

Preencha este formulário e envie para o email: associacao@cuerama.org

Voluntariado Contínuo

Voluntariado Pontual

APOIO À GESTÃO

Dê  2h por semana no apoio à gestão, pois precisamos de melhorar as nossas capacidades de Marketing, Design, Contabilidade, apoio jurídico, transporte, Fundraising entre outras atividades que são importantes para que o nosso apoio chegue à CUERAMA de forma eficiente e sustentável.

 

NO TERRENO 

 

Dê  2 a 8 semanas no apoio às actividades nas áreas da educação, saúde, empreendedorismo social, desporto e cultura junto das nossas crianças e jovens em comunidades vulneráveis (nacional ou internacional).

parceiro.png

Parcerias

Seja nosso parceiro participe connosco através de apoios financeiros ou materiais e ajude-nos a alimentar esperança, amor e fazer chegar os recursos necessários às comunidades mais pobres e mais isoladas, com o fim de promover os direitos humanos e o acesso à educação dos mais vulneráveis (ex: raparigas, idosos). 

Preencha este formulário e envie para o email: associacao@cuerama.org

Parceria Financeira

Estas crianças e jovens precisam do seu apoio, precisamos de doadores parceiros comprometidos e contínuos. Sabemos que esta doação pode fazer toda a diferença. Apoie através da sua organização partir de 100€ por mês e faça esta diferença nas suas vidas. O  custo de cada criança incluindo educação, saúde e apoio alimentar é aproximado a 185€/mês.

Outros Parcerias

Apoie-nos através da sua organização no terreno através de diferentes tipos de apoio: 

  • Materiais Escolares (Caderno, Blocos de Folhas, Canetas de Feltro, Cola Lápis de Cor, Litro de Tinta);

  • Obras e Materiais para reabilitação (cimento, tintas, acústica, outros materiais) diretamente em Angola;

  • Apoio Especializado ao projeto (Formadores e Educadores especialistas, Psicólogos Educacionais, Pediatras de Desenvolvimento, Pediatras, Terapeutas Ocupacionais, Oftalmologistas, Oculistas, Dentistas, Juristas, Contabilistas ou Sociólogos).

Contactos

Morada

Alameda Roentgen, 6, 9.º. Esq.  1600-759 Lisboa, Portugal